quinta-feira, 29 de abril de 2010

A UNÇÃO FAZ A DIFERENÇA!

Texto Chave I Samuel 16:11-13

Objetivo
Entender que apesar de possuirmos habilidades, talentos grandes, não bastam para ser usados na obra e para sermos verdadeiros Cristãos. É necessário sermos ungidos ou capacitados revestidos, assim com aconteceu com Davi.

Introdução
De um simples pastor de ovelhas a Rei de uma nação, mas para que tudo isso acontecesse, o Senhor procurou entre os filhos de um já senhor chamado Jessé alguém que fosse segundo o seu coração, que tivesse qualidades insubstituíveis na vida de uma pessoa digna de trono, Ele encontrou a Davi, onde o ungiu, e após essa unção sua vida nunca mais foi a mesma, pois tivera sido capacitado para mover o sobrenatural de Deus e lutar pelo seu povo até as últimas conseqüências.

Desenvolvimento
Em sua vida antes de ser ungido podemos observar algumas características que havia em Davi e que provavelmente tenha agradado ao Senhor.

1ª Davi era um jovem isolado = Isso mesmo Davi era alguém que não estava no meio da sociedade, da multidão, pelo contrário o mais desfavorecido entre os irmãos. Ele era pastor de ovelhas que tocava harpa, e provavelmente uma pessoa que conhecia a Deus e o adorava estando em intimidade longe do “mundo”.

2 ª Davi era um jovem de boa presença (I Sm 16:12) = Davi possuía um carisma sem igual com as pessoas que os atraia, uma forma de tratar as pessoas que seus irmãos não tinham pois eram guerreiros, forjados para a guerra ensinados para matar e não cuidar como Davi que vivia entre ovelhas – animais mansos e dóceis – ele sabia cuidar, acompanhar e proteger.

3ª Davi era um servo (I Sm 17:15-18) = Davi cuidava de ovelhas e também quando seus irmãos guerreavam, ele se deslocava até eles para servi-los com alimentos e para deixar informado seu pai da batalha, ou seja, obedecia, podia muito bem dizer não, que ajudar os irmãos não era sua função, mas estava ali para servir no que fosse preciso.

4ª Davi era um matador de leões e ursos (I Sm 17:34-37) = Antes de ser ungido, sabia da responsabilidade em cuidar das ovelhas, da família e de seu lugar, não se importando qual seria o animal ou perigo que ousasse ameaçar as ovelhas, ele estava disposto a ir até o fim para protegê-las.

5ª Davi honrava seu Deus e seu povo (I Sm 17:26, 45) = O pequeno moço não aceitava as palavras de escárnio do inimigo contra Deus e seu povo, foi ao combate, agora não para defender ovelhas, mas a Honra do Senhor dos Exércitos e sem medo, pois sabia qual seria seu prêmio, foi ao combate e venceu o gigante e todos os filisteus de um só vez.

Davi é ungido ( I Sm 16:13) = A Palavra fala que a partir do momento que foi ungido, o Espírito do Senhor se apoderou de Davi.
Ele já era um servo, sabia lidar com pessoas etc, mas para ser rei era preciso mais uma capacitação espiritual, porque não seria em cuidar de ovelhas algo natural, mas liderar a nação de Israel e o exército levando assim o Nome de Deus, mostrando seu poder.
Essa unção ou capacitação fez a diferença na vida de Davi. Como vemos essa diferença?
Recebeu:
 Poder para expulsar demônios através do toque da harpa;
 Autoridade para enfrentar seus inimigos;
 Ousadia para falar com seus inimigos;
 Sabedoria para liderar o exército de Israel e a nação;
 Escrever canções;
 Organizar a Adoração no templo.

Conclusão
O grande Rei já havia matado leão, urso, mas não lutado em guerra ou enfrentado um gigante, todo cheio de armaduras, grande de 3 metros de altura, precisava ser ousado, essa unção foi a força da funda, pois uma mera pedra não iria fazer um gigante como esse cair ao chão, foi a unção de Deus quem efetuou a ação de Davi ela fez a diferença.




Autor: William Marques Pereira

LIMPOS DE CORAÇÃO

Hoje pela manhã li no Evangelho de Mateus 5:8 " Bem aventurado os limpos de coração porque verão à Deus". Fico a imaginar qual a intenção de Cristo ao ensinar isto. Feliz é aquele que tem um coração limpo, um coração puro, um coração desligado das iniquidades carnais que tão de perto nos aflige. Quero que neste momento você possa refletir, como tem sido tua vida, longe dos padrões de Deus ou perto? Ansiando por mais de Cristo ou "não está nem aí". Sabe a caminhada cristã não é fácil mesmo, há espinhos, uma cruz todo dia para carregar, um leão que está a nossa volta querendo nos destruir, mas há uma esperança de vida eterna, Jesus voltará e o tempo que agora vivemos não há de se comparar com a glória que nos está reservada, então enquanto é dia purifiquemo - nos de tudo quanto nos afasta da verdade e vivos numa fé firme nos alegremos nesta esperança e vivamos em santidade sem  a qual ninguém verá ao Senhor.